Congresso Acadêmico 2010 - 1º Dia

18/10/2010 23h25 - Atualizado em 26/07/2019 às 13h10

“As apresentações do PIBIC aconteceram na tarde desta segunda feira com um público atento e interessado em pesquisa, composto por acadêmicos e professores de odontologia da FOUFAL, bem como pelo representante da PROPEP (Prof. Wagner Fragoso).

A avaliadora externa do PIBIC (Profa. Dra. Josete Leite, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ) destacou ter ficado impressionada com a qualidade dos trabalhos, bem como com o quórum de discentes presentes. Parabenizou a FOUFAL pela iniciativa em divulgar aos alunos a Programação e importância do PBIC.

Ao final das apresentações o Representante da PROPEP (Prof.Dr. Wagner Fragoso) proferiu palavras estimuladoras aos presentes. Buscou incentivar os discentes para que procurem acrescentar aos seus currículos a pesquisa, ao mesmo tempo lembrou que no próximo ano a Odontologia (FOUFAL) tem como meta aumentar sua participação nas Bolsas PIBIC e que para isto os discentes devem iniciar conversas com os docentes da FOUFAL.

Amanhã, dia 19/10/2010, teremos pela manhã o mini-curso do Prof.Marcílio Otávio Peixoto (UNCISAL) que abordará tópicos de Anestesiologia em pacientes com condições especiais, e a tarde teremos um mini-curso com  Profa. Dra. Isabel Porto (FEJAL) tratando de aspectos sobre indicações e técnicas de reparo de restaurações. Ao mesmo tempo, tanto pela manhã quanto a tarde haverá apresentações dos temas livres no Auditório Prof. Wild Silva (FOUFAL) conforme programação em anexo.

Na quarta feira teremos o mini-curso de Cirurgia para Recobrimento Radicular (Periodontia) com a Profa. Ingrid Sanada (Pós-graduanda do Mestrado da USP-Ribeirão Preto) e de Clareamento Dental com a Profa. Dra. Larissa Fragoso (FOUFAL)  que recentemente terminou seu Doutorado na UNICAMP. Ao mesmo tempo, tanto pela manhã quanto a tarde haverá apresentações dos temas livres no Auditório Prof. Wild Silva (FOUFAL) conforme programação em anexo.

Na quinta feira: Mini-curso de Cirurgia (Prof. Dr. Ricardo Bessa) e Materiais e Restaurações Indiretas (Prof. Dr. Leonardo Cunha), ambos da FOUFAL e professores com experiência Clínica e em Pesquisa nos Temas propostos.Ao mesmo tempo, tanto pela manhã quanto a tarde haverá apresentações dos temas livres no Auditório Prof. Wild Silva (FOUFAL) conforme programação em anexo.

Na sexta-feira: Curso de Tomografia com o Prof. Vânio (FOUFAL).

Ainda na sexta-feira, porém no turno da tarde teremos um encerramento Cultural e Científico com a apresentação de música (Voz e Violão) de um ex-aluno da FOUFAL, ex-bolsista do PIBIC. Além de mostrar seu talento artístico, o ex-aluno irá relatar qual foi sua experiência com este programa de iniciação científica (PIBIC) e qual a importância para sua carreira profissional/acadêmica em ter participado do mesmo.

Em nome da Comissão do Congresso Acadêmico agradecemos o apoio prestado pela Direção e Coordenação da FOUFAL, ao mesmo tempo em que apresentamos saudações e desejamos um ótimo Congresso para todos.”

Prof.Alexandre Penteado e Prof. Dr. Natanael Barbosa (Componentes da FOUFAL na Comissão do Congresso Acadêmico 2010)