Odonto
Sobre o curso
Sobre o curso
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), mestrado acadêmico, está vinculado à Faculdade de Odontologia, FOUFAL, UFAL. Foi aprovado durante a 232ª Reunião Ordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/CAPES), reconhecido pela CAPES em 2024, e é o primeiro Programa de Pós-graduação em Odontologia no estado de Alagoas.
Objetivo
Formar recursos humanos para atividades de docência e pesquisa com capacitação técnico-científica e visão inovadora, aptos a acompanhar os avanços no ensino superior e na ciência, e atuar como educador-pesquisador na produção e difusão de conhecimentos, na promoção da saúde e com reflexos na elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a área de saúde, de acordo com as necessidades da comunidade acadêmica e da população.
Perfil do egresso
O perfil desejado dos egressos é de um profissional com visão crítica e reflexiva, com competências e habilidades para atuar no ensino superior, desenvolvendo estratégias ativas, híbridas e interdisciplinares de ensino e aprendizagem, por meio de recursos tradicionais e novas mídias/plataformas digitais. Capaz de dialogar constantemente com sociedade e seus representantes, buscando o desenvolvimento de ações de saúde integradas, baseadas no princípio da transdisciplinaridade; bem como planejar e executar pesquisas científicas com a finalidade de compreender os agravos em Odontologia, seus determinantes sociais, econômico e ambientais, além promover o desenvolvimento e/ou aprimoramento de novas tecnologias que contribuam com a sociedade.
Área de concentração
CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Esta área de concentração tem como objetivo gerar conhecimento amplo e baseado em evidências, que será usado para compreender as características epidemiológicas, clínicas e biológicas dos agravos em Odontologia e seus determinantes sociais, econômicos e ambientais; além de promover o desenvolvimento de novas tecnologias com finalidade terapêutica e de relevância social. Ênfase será dada à amplitude de abordagens, que contemplem a colaboração interprofissional e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e que tragam impacto para se atender integralmente a saúde do indivíduo ou da coletividade.