Congresso Acadêmico 2010 - 2º Dia

19/10/2010 21h50 - Atualizado em 26/07/2019 às 13h10

Nesta terça-feira às oito horas da manhã no Auditório Prof. Wild Silva da nossa FOUFAL deu-se início às apresentações dos trabalhos inscritos na modalidade Pesquisa. Mais uma vez tivemos a presença de discentes e de docentes, entre os docentes estiveram no local, prestigiando o evento, pela manhã o Prof. Edgard Norões (Ortodontia) além da Profa. Sylvana (ICBS) que acompanhou seu orientado durante sua explanação; à tarde fez-se presente o Prof. Lécio Machado (Estomatologia) que também acompanhou seu orientado.

Durante a manhã a banca de avaliação foi formada pelo Prof. Ricardo Bessa (Cirurgia), Prof. Leonardo Cunha (Materiais Dentários) e Profa. Lorena (Dentística), os quais contribuíram com colocações pertinentes em cada apresentação.

À tarde a banca avaliadora foi formada pela Profa. Lorena (Dentística) e pelo Prof. Alexandre Penteado (Periodontia), onde ambos procuraram seguir a mesma conduta dada pela banca examinadora do período da manhã.

Lembramos em tempo que os dois melhores trabalhos de cada categoria (Pesquisa; TCC; Outros trabalhos) receberão um certificado de Excelência Acadêmica, assim desejamos a todos boa sorte em suas apresentações.

Durante esta quarta e quinta no período da manhã e tarde seguirão as demais apresentações no mesmo local acima citado, e na sexta apenas no período da manhã. Os acadêmicos mostraram até o momento trabalhos importantes para a odontologia e ao final de cada apresentação verifica-se o crescimento científico que este Congresso está proporcionando a nossa Faculdade de Odontologia.

Ainda nesta terça houve pela manhã o mini-curso de Anestesiologia ministrado pelo Prof. Marcílio Peixoto que é formado em Odontologia pela UFAL, foi professor substituto de Farmacologia da UFAL e atualmente leciona Farmacologia na UNCISAL e CESMAC.

Diversos acadêmicos da FOUFAL elogiaram a palestra do Prof. Marcílio destacando que:

“...foi uma oportunidade ímpar, tivemos o privilégio de ver uma aula de farmacologia aplicada diretamente na odontologia, é muito interessante ver um odontólogo de formação falando sobre este tema, pois ele compreende e foca exatamente nas nossas necessidades clínicas diárias”.

À tarde o outro mini-curso focou, com bases em evidências científicas atuais, o tema sobre indicações para a substituição ou reparo de restaurações dentárias. Este mini-curso foi ministrado pela Profa. Isabel Porto que é formada pela Faculdade de Odontologia da UFAL, possui especialização pela ABO-AL, é mestre em Dentística pela UNITAU (SP), e doutora em Dentística pela FOP - UPE.

Os acadêmicos novamente comparecerem em massa, havendo lista de espera para o mini-curso. A professora agradeceu a oportunidade de poder voltar a Faculdade onde se graduou, e ao mesmo tempo destacou:

“...é motivante ver a sala cheia de acadêmicos interessados em um tema que é uma problemática diária de nossa profissão, fico feliz, ainda, em ver que a FOUFAL possui alunos interessados em se manter atualizados. A UFAL está de parabéns nesta iniciativa da realização de um Congresso Acadêmico”.

Excuta-se ainda em nossa Unidade Acadêmica que os trabalhos de Extensão da Odontologia estão sendo apresentados com qualidade e competência no Bloco 7; torcemos por um bom resultado de vocês caros alunos e colegas orientadores.

Esperamos amanhã termos mais um dia de efervescência científica em nossa Unidade (FOUFAL) tanto nos temas livres, quanto nos mini-cursos (Cirurgia Periodontal  para Recobrimento de Raízes Expostas (manhã) e Clareamento Dental (à tarde).

Agradecemos aos nossos monitores por toda prestatividade e ajuda, sem eles seria impossível dar andamento as nossas atividades, ao mesmo tempo em que informamos que todos eles estão preparados para dirimir quaisquer dúvidas que os congressistas tenham.

Por hoje ficamos por aqui. Até amanhã alunos, professores, técnicos e docentes.

Prof. Alexandre Penteado e Prof. Dr. Natanael Barbosa

(Componentes da FOUFAL na Comissão do Congresso Acadêmico 2010)