Congresso Acadêmico 2010 - 3º dia/FOTOS

25/10/2010 07h10 - Atualizado em 26/07/2019 às 13h10
Público1

Na quarta-feira o Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas continuou no mesmo ritmo dos dias anteriores, pela manhã ocorreu o mini-curso de Cirurgia Periodontal, onde a Profa. Ingrid Sanada (Mestranda em Periodontia da USP-Ribeirão Preto) foi elogiada pelos alunos por seu conhecimento e abordagem didática.

A Professora trouxe para dentro da FOUFAL um conteúdo instigante e atual na periodontia, uma vez que a preocupação com a estética (sem esquecermos do lado funcional) é uma forte tendência deste século e a presença de retrações gengivais pode promover, assim, um efeito anti-estético. No mini-curso a palestrante abordou a(s) etiologia(s), classificação das retrações gengivais e uma alternativa terapêutica cirúrgica para alguns casos em específico.

A sala esteve durante todo o mini-curso com a sua ocupação máxima e a palestrante comentou:

“...não esperava encontrar  um grupo tão interessado e atento,uma vez que em alguns locais vê-se alunos que não compreendem a importância destes eventos internos acadêmicos. Foi muito bom o feedback que encontrei, isto demonstra que a FOUFAL está com um projeto pedagógico que prepara o discente para ser um profissional deste século: atualizado, e em constante processo de aprendizagem e reciclagem. Dou parabéns para a UFAL...”

No mesmo turno no Auditório da FOUFAL seguia-se a programação de apresentação dos temas livres, neste momento a banca examinadora foi formada pelos seguintes docentes da FOUFAL: Prof. Adelmo Farias (Periodontia), Prof. Dr. Isaac Batinga (Prótese) e Prof. Dr. Natanael Barbosa (Cariologia).

Prestigiaram os temas livres, o Prof. Fernando Camello (Anatomia – ICBS) e o Prof. Theo Fortes (Clínica Integrada). O Professor Fernando, que acompanhou sua orientada durante a exposição de um tema de anatomia aplicada à anestesia, mostrou por meio deste trabalho que o ICBS tem buscado aproximar as disciplinas consideradas como básicas da realidade clinica, objetivo proposto no projeto pedagógico da FOUFAL que prevê um currículo integrado.

Durante o turno da tarde, neste mesmo dia, o mini-curso realizado foi um dos mais concorridos, pois se tratava de: Atualidades em cirurgia buco-maxilofacial.Este mini-curso foi ministrado pelo Prof.Dr. Ricardo Bessa da própria FOUFAL. Destaca-se que o Prof. Ricardo Bessa é recém concursado da Faculdade de Odontologia e tem mostrado destaque em suas ações. Nas fotos abaixo pode-se observar a atenção e interesse do corpo discente no tema apresentado pelo palestrante.

Neste horário (período vespertino) no auditório onde ocorreram as apresentações dos temas livres a banca foi formada pelos seguintes docentes: Prof. Dr. Wagner Fragoso (Prótese); Prof. Dr. Natanael Barbosa (Cariologia) e Prof. Vânio Costa (Radiologia).

Mais uma vez os trabalhos foram todos apresentados e o encerramento tanto dos temas livres quanto do mini-curso se deram no horário pré-determinado.  Destaca-se que no auditório dos temas livres o Prof. Edgar Norões (Ortodontia) que já havia estado no evento durante a segunda feira, novamente voltou a prestigiar o evento e acompanhou apresentação de temas livres no qual era orientador.

Apresentamos saudações a todos ao mesmo tempo em que agradecemos, mais uma vez, todo apoio dado pela Coordenação do Curso e Direção para o bom andamento do evento.

Prof. Alexandre Penteado e Prof. Dr. Natanael Barbosa

(Componentes da FOUFAL na Comissão do Congresso Acadêmico 2010)