Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Ingresso nos Programas da Assistência Estudantil da UFAL - 2014

13/08/2014 07h30 - Atualizado em 26/07/2019 às 13h10

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas informa aos alunos que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para ingresso de alunos de graduação dos cursos presenciais da UFAL 2014 nos seguintes Programas da Assistência Estudantil: Bolsa Pró-Graduando – BPG, Restaurante Universitário – RU, Residência Universitária Alagoana – RUA e Auxílio Alimentação. O aluno interessado poderá se inscrever até 23h59min do dia 21 de agosto de 2014, observado o horário local, através do endereço eletrônico www.copeve.ufal.br. Após a inscrição, o aluno deverá realizar a entrega das documentações exigidas no edital no período de 25.08.2014 a 28.08.2014 no Auditórios da Reitoria e do Centro de Interesse Comunitário – CIC. As vagas disponibilizadas para os Programas de Assistência Social da UFAL são as descritas no quadro abaixo:

Informamos também que o aluno candidato leia atentamente ao disposições gerais e requisitos presentes no edital para sua concorrência à vaga.Além disso, Este processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da Pró-reitoria Estudantil – PROEST, no que se refere à logística de recepção e avaliação dos documentos, com o apoio do Núcleo Executivo de Processos Seletivos da UFAL (COPEVE/UFAL), o qual será responsável pela realização das inscrições on-line, publicação dos documentos, resultados e avisos oficiais nos endereços eletrônicos http://www.ufal.edu.br/estudante e www.copeve.ufal.br. Está descrito abaixo uma breve descrição sobre cada Programa da Assistência Estudantil:

BOLSA PRÓ-GRADUANDO – BPG
a) O Programa Bolsa Pró-Graduando – BPG (antiga bolsa permanência) é um dos programas implementados pela Gerência de Assistência Estudantil - GAE/PROEST, tendo como objetivo atender ao estudante em situação de risco e/ou vulnerabilidade social para ampliar as suas condições de permanência durante sua formação acadêmica presencial. Os alunos bolsistas recebem um valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), e desempenham atividades com carga horária de 12 horas semanais, prioritariamente em setores e áreas de sua formação acadêmica.
b) O Programa de Ações Interdisciplinares – PAINTER consiste numa modalidade da BPG, que possibilita a atuação do estudante em projetos interdisciplinares. O PAINTER possui edital especifíco para seleção de projetos nas diversas áreas de conhecimeto, com posterior encaminhamento de bolsistas selecionados, dentre os estudantes classificados neste edital. O Estudante Bolsista receberá o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e deverá disponibilizar uma carga horária de 20 (vinte) horas semanais para o programa; dessas, oito horas podem ser aplicadas em outras atividades formativas, mediante acordo prévio com o coordenador do projeto, através da identificação/sugestão das referidas atividades e acompanhamento tutorado..

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – RU
a) O Programa Restaurante Universitário, implementado pela PROEST, no âmbito do PNAES, atende com isenção de taxa os estudantes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social avaliados pelo Serviço Social/PROEST.
b) Os bolsistas do Programa BPG e PAINTER terão acesso automaticamente a esse programa.

AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
a) O Auxílio Alimentação possui o valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) e atende exclusivamente aos estudantes selecionados dos cursos de graduação em Artes – Espaço Cultural, vez que não dispõem da alternativa de atendimento pelo restaurante universitário.

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA – RUA
a) O Programa Residência Universitária visa oferecer uma política de moradia Estudantil para uma determinada parcela dos estudantes de graduação presencial oriundos de outros municipíos do Estado e de outros Estados da Federação, favorecendo as condições para a permanência do estudante na educação superior. Na UFAL, a Residência Universitária Alagoana - R.U.A. foi institucionalizada através da resolução nº 11/1989, do Conselho Universitário, como programa de moradia estudantil administrado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

Contudo, informamos que eventuais dúvidas entrem em contato com a Pró-reitoria Estudantil – PROEST através dos telefones (82) 3214-1079 / 3214-1080 / 3214-1081 ou através do email proest@reitoria.ufal.br. A Gestão Foufal deseja a todos os alunos interessados boa sorte no processo seletivo.

Segue em anexo o Edital em PDF.